Ciências Contábeis

Portaria de Renovação de Reconhecimento MEC: Nº 208, de 25 de junho de 2020, publicada no Diário Oficial da União em 7/07/2020 - SEÇÃO I – Página 01

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Itapuranga- FAI , caracteriza-se por sua abordagem gerencial voltada aos diversos segmentos de negócios. Busca formar profissionais com competências multidisciplinares para atuação nas áreas de contabilidade, com pensamento crítico-analítico, com capacidade de desenvolver raciocínio lógico, na solução de problemas empresariais.

Matriz Currícular de Ciências Contábeis (download)

O bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Itapuranga  aprimora competências e habilidades que envolvem os seguintes quesitos:

  • Domínio de conceitos e terminologias pertinentes às Ciências Contábeis;
  • Visão sistêmica e interdisciplinar, principalmente com as diversas áreas;
  • Capacidade para elaborar relatórios e pareceres no processo decisório;
  • Compreensão e aplicação da legislação, domínio da tecnologia da informação;
  • Desenvolvimento de pesquisas para compreender diferentes estruturas;
  • Liderança de equipes de trabalho multidisciplinar, tendo como principio a ética e responsabilidade social.

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Itapuranga, busca qualificar o estudante para atuação profissional com senso crítico e responsabilidade social com o objetivo de contribuir para a formação acadêmica de profissionais com competências e habilidades para planejar, elaborar e analisar demonstrativos e relatórios contábeis, para o processo de tomada de decisão de qualquer gestão.

O campo de atuação do bacharel em Ciências Contábeis é vasto. O profissional pode exercer atividades de autônomo ou atuar como empregado junto às organizações privadas e públicas, fundações, associações e outras modalidades, na adequação da empresa às leis tributárias nacionais e internacionais; em controladoria; no ensino superior; na pesquisa; entre outros. Consultoria  Presta serviços na iniciativa privada, governos e em organizações não-governamentais.

Atuarial  Desempenha atividades ligadas com a teoria e o cálculo de seguros e previdência social.

Gestão pública  Atua em áreas de planejamento, finanças, administração, orçamento e contabilidade pública.

Contabilidade gerencial Gerencia as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as suas transações.

Auditoria Fiscaliza e examina a exatidão e a legalidade das demonstrações contábeis e os controles internos das organizações.

O Projeto Pedagógico do curso de Ciências Contábeis cumpre duas importantes tarefas: a primeira refere-se ao fato de apontar sua filosofia e suas finalidades políticas, materializadas em seus objetivos educativos; a segunda apresenta uma proposta curricular em que contenha as possibilidades de concretização dessas finalidades.

A Faculdade Itapuranga- FAI visa um produto, no qual se inscreve o perfil profissional do egresso em Ciências Contábeis o que se deseja formar, neste sentido, compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; apresenta pleno domínio  funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais, e  de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovação tecnológicas.

O projeto do curso de Ciências Contábeis tem como objetivo apresentar as diretrizes à comunidade acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Itapuranga, elaborado a partir da relação Coordenação – corpo docente e discente contextualizado e problematizado através da realidade e regionalismo vinculado ao curso.

#Em breve

De acordo com as normas internas de avaliação, que estabelece o sistema de avaliação da Faculdade Itapuranga - FAI, ao longo do semestre letivo, o aluno será avaliado pela sua frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento, expresso em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aproveitamento do aluno é verificado por meio das avaliações denominadas N1, N2 e N3. As notas de N1 e N2 são compostas por avaliações formais, de caráter documental, realizadas individualmente, valendo 80% da nota, e por avaliações processuais, valendo 20% da nota. As notas de N3 são definidas, unicamente, por uma prova escrita, com valor igual a 10 (dez). A avaliação processual consistirá da participação do aluno em atividades propostas ao longo do semestre letivo.

De acordo com o Regulamento da Área de Metodologia, Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade Itapuranga - FAI, o Trabalho de Conclusão de Curso é exigido para a concessão do diploma de Curso de Graduação e será em forma de Artigo Científico, devendo, de acordo com as normas da ABNT (NBR 14724), representar o resultado de estudo que expresse conhecimento do assunto escolhido, obrigatoriamente emanado das disciplinas e programas ministrados ao longo do Curso.

O Estágio é caracterizado por atividades práticas correlacionadas à área de formação do aluno e desenvolvidas, em alguns casos, na própria Instituição, ou em campos de Estágio previamente selecionados, abrangendo Empresas, Órgãos Públicos ou Entidades sem fins lucrativos.

De acordo com o Regulamento de Estágio das Faculdades FAI, nos cursos de Graduação são admitidas as modalidades de Estágio Curricular Não Obrigatório e Estágio Obrigatório Supervisionado.

O Estágio Curricular Não Obrigatório é uma atividade complementar, intencionalmente assumida pela FAI e desenvolvida em situação real de trabalho, para o enriquecimento da formação humana e acadêmico-profissional, podendo ser realizado do primeiro ao último período do curso, de acordo com as parcerias estabelecidas entre a FAI, Agentes de Integração, Empresas, Órgãos Públicos ou Entidades sem fins lucrativos.

O Estágio Curricular Obrigatório é um componente que integraliza a carga horária do Curso, cabendo à FAI e à Concedente de Estágio o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do Estagiário, devendo ser realizado a partir da segunda metade do Curso.

Instituição contempla uma infraestrutura física dividida em andares. O ANDAR I, utilizado para abrigar a parte administrativa, sala da coordenação da Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, CPA, Coordenação Pedagógica, Biblioteca Secretaria Acadêmica, Tesouraria, sala da Gerência Acadêmica, sala da Diretoria Geral, sala da Empresa Júnior, Departamento Pessoal e 01 banheiro masculino e 01 feminino. O ANDAR II abriga cinco salas de aulas coordenações dos cursos, Diretoria, laboratório de informática, dois banheiros (masculino e feminino).

As funções administrativas são desenvolvidas em salas específicas. Além disso, ressaltamos que as condições de acústica, iluminação e ventilação são adequadas ao tipo de atividades desenvolvidas e ao público que atende, bem como os mobiliários, equipamentos e a manutenção e conservação dos ambientes.

Laboratório de Informatica e Laboratório de Prática

Na velocidade e na quantidade de informações do dia a dia, a utilização da informática, como apoio ao ensino, permite a eficiência do processo e a garantia do desempenho do acadêmico, e de toda comunidade acadêmica, proporcionando sensível melhoria na qualidade do ensino oferecido.

Os cursos de graduação utilizam os laboratórios de informática na oferta da disciplina e como apoio ao ensino das demais disciplinas do núcleo básico e profissionalizante e, ainda para treinamento dos alunos em horários diferentes do funcionamento dos cursos. Para isso a Instituição disponibiliza pessoal qualificado para atendimento do discente.

A utilização dos laboratórios obedece a uma programação acadêmica das disciplinas, permitindo a revisão e o aprofundamento de conteúdos ministrados em sala de aula.

O curso de Ciências Contábeis dispõe de um Laboratório de Prática Contábil. Uma sala com microcomputadores com acesso a Internet para pesquisas e para formatação de relatórios e equipamento de mídia necessário. As atividades desempenhadas nesse laboratório compreendem aspectos relacionados às rotinas de departamentos de recursos humanos, de tributos e de contabilidade societária.

O Programa de Monitoria possibilita melhores condições de aprendizado discente e a formação de novos professores, bem como o acompanhamento e o controle dos Projetos de Monitoria desenvolvidos por monitor. Para se candidatar a monitoria da FAI, o acadêmico precisa ter cursado pelo menos dois semestres. A cada semestre, há o processo seletivo para definição de monitores:

  • O discente já deve ter cursado a disciplina para a qual se candidata como monitor;
  • Avaliação escrita sobre conteúdo da disciplina para qual se candidata como monitor;
  • Disponibilidade de horário para acompanhar ou auxiliar professor;
  • Disponibilidade de horário para atendimento aos alunos da disciplinar para qual se candidata como monitor.

A monitoria é desenvolvida em duas modalidades: com bolsa ou voluntária. Os discentes monitores recebem orientação dos professores responsáveis pelas disciplinas.



O curso de Ciências Contábeis promove:
  • Semana Universitária - onde são realizadas diversas atividades como palestras, workshops, minicursos, exposições, documentários e premiações;
  • Semana Empreendedora – estruturada pelos próprios alunos sob a orientação dos professores das disciplinas sendo que há todo um trabalho in loco, seguido por uma análise estratégica em forma de consultoria prestada para as Empresas.
  • Projetos: Programa de Aulas Transdisciplinares e e Interdisciplinares dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (PATICAP) e Contabilidade na prática. Estes projetos visam promover a iniciação científica e aperfeiçoar a prática contábil.
  • Cursos de Extensão que trabalham a interdisciplinaridade.

Almir Ferraz de Oliveira
Mestre
Danilo Alves Martins de Faria
Mestre
Alzino Furtado de Mendonça
Doutor
Amanda Rezende Silva
Especialista
Fernanda de Souza Pedrosa
Especialista
Celso da Cruz Borges Filho
Especialista
Elvira Livonete Costa
Mestre
Fabiano Alves de Oliveira
Especialista
Ireni Soares da Mota
Mestre
Leonan Tome Rodrigues Siqueira
Especialista
João Denes Ferraz
Especialista
Rogério da Costa Miranda
Especialista
Wilson Luiz da Silva
Especialista

Almir Ferraz de Oliveira
Mestre
Amanda Rezende Silva
Especialista
Elvira Livonete Costa
Mestre
Fabiano Alves de Oliveira
Especialista
Fernanda Alves da Silva Oliveira
Mestre
Fernanda de Souza Pedrosa
Especialista
João Denes Ferraz
Especialista
Leonan Tomé Rodrigues Siqueira
Especialista
Rogério da Costa Miranda
Especialista
Leonan Tome Rodrigues Siqueira
Especialista
Wilson Luiz da Silva
Especialista