Administração

ADMINISTRAÇÃO - Portaria 287 de 22 de JULHO de 2011. DOU 25/7/2011 - SEÇÃO 1 - PÁG. 23

Duração: 4 Anos: 08 Semestres

Turno: Noturno

Modalidade: Bacharelado

O curso de Administração da FAI (FACULDADE ITAPURANGA) forma profissionais proativos, flexíveis, com capacidade criativa, comunicação e visão crítica abrangente. O administrador necessita estar em constante atualização e exercer a liderança eficaz. A profissão é reconhecida e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. O desafio do curso de Administração da FAI é construir uma abordagem do conhecimento administrativo que não esteja norteado apenas pela racionalidade instrumental, mas por outras capacidades que envolvem a razão, emoção, sensibilidade, senso de justiça, ética, solidariedade, responsabilidade social.

Matriz curricular de Administração - (download)

O Curso de Administração da Faculdade Itapuranga – FAI é constituído por uma ampla base de conhecimentos da área da Administração e com a verticalização, nos últimos períodos do Curso em Linhas de Formação Específica em: Finanças, Marketing, Produção e Logística.

“Oferecer um ensino de qualidade, formando pessoas éticas e competentes inseridas na comunidade regional dentro de uma visão global, capazes de construir o conhecimento atualizado que atenda as demandas da formação profissional de nível superior em administração, buscando sempre a valorização e a solidariedade humana.”

O bacharelado em Administração é um dos cursos com o maior número de formandos a cada ano. Isso dá uma ideia de quão concorrida é a área. O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país. O administrador é procurado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados. Tanto no setor público quanto no setor privado as oportunidades são reais e o Administrador é cada vez mais requisitado.

O Curso de Administração, na construção de seu Projeto Didático-Pedagógico, assegura uma liberdade acadêmica, num contínuo esforço de adaptação e renovação, para responder às exigências da realidade contemporânea, objetivando associar à cultura humana a formação científica e tecnológica do profissional de administração. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração, com suas peculiaridades, seu currículo pleno e sua operacionalização, abrangerá, em sua concepção curricular, princípios norteadores, buscando uma junção teórica e prática, de forma a revelar inter-relações com a realidade local, regional, nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio, com a utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos campos interligados de formação, com linhas especificas em Finanças, Marketing, Produção e Logística, visando à formação do administrador, como ser social, cidadão e profissional inserido na realidade do mercado, dotado de conhecimento, de atualização tecnológica e de valores éticos e profissionais, que lhe permitam atingir autonomia e dignidade.

#Em breve

De acordo com as normas internas de avaliação, que estabelece o sistema de avaliação da Faculdade Itapuranga - FAI, ao longo do semestre letivo, o aluno será avaliado pela sua frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento, expresso em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aproveitamento do aluno é verificado por meio das avaliações denominadas N1, N2 e N3. As notas de N1 e N2 são compostas por avaliações formais, de caráter documental, realizadas individualmente, valendo 80% da nota, e por avaliações processuais, valendo 20% da nota. As notas de N3 são definidas, unicamente, por uma prova escrita, com valor igual a 10 (dez). A avaliação processual consistirá da participação do aluno em atividades propostas ao longo do semestre letivo.

De acordo com o Regulamento da Área de Metodologia, Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade Itapuranga - FAI, o Trabalho de Conclusão de Curso é exigido para a concessão do diploma de Curso de Graduação e será em forma de Artigo Científico, devendo, de acordo com as normas da ABNT (NBR 14724), representar o resultado de estudo que expresse conhecimento do assunto escolhido, obrigatoriamente emanado das disciplinas e programas ministrados ao longo do Curso.

O Estágio é caracterizado por atividades práticas correlacionadas à área de formação do aluno e desenvolvidas, em alguns casos, na própria Instituição, ou em campos de Estágio previamente selecionados, abrangendo Empresas, Órgãos Públicos ou Entidades sem fins lucrativos. De acordo com o Regulamento de Estágio das Faculdades FAI, nos cursos de Graduação são admitidas as modalidades de Estágio Curricular Não Obrigatório e Estágio Obrigatório Supervisionado. O Estágio Curricular Não Obrigatório é uma atividade complementar, intencionalmente assumida pela FAI e desenvolvida em situação real de trabalho, para o enriquecimento da formação humana e acadêmico-profissional, podendo ser realizado do primeiro ao último período do curso, de acordo com as parcerias estabelecidas entre a FAI, Agentes de Integração, Empresas, Órgãos Públicos ou Entidades sem fins lucrativos. O Estágio Curricular Obrigatório é um componente que integraliza a carga horária do Curso, cabendo à FAI e à Concedente de Estágio o acompanhamento, a supervisão e a avaliação do Estagiário, devendo ser realizado a partir da segunda metade do Curso.

Instituição contempla uma infraestrutura sala da coordenação da Pós Graduação, Pesquisa e Extensão, CPA, Coordenação Pedagógica, Biblioteca, Secretaria Acadêmica, Tesouraria, sala da Gerência Acadêmica, sala da Diretoria Geral, sala da Empresa Júnior, Departamento Pessoal, Salas de aulas, sala de informática, dois banheiros (masculino e feminino). Além disso, ressaltamos que as condições de acústica, iluminação e ventilação são adequadas ao tipo de atividades desenvolvidas e ao público que atende, bem como os mobiliários, equipamentos e a manutenção e conservação dos ambientes. Laboratório de Informática e Laboratório de Estágio ( Empresa Júnior) Na velocidade e na quantidade de informações do dia a dia, a utilização da informática, como apoio ao ensino, permite a eficiência do processo e a garantia do desempenho do acadêmico, e de toda comunidade acadêmica, proporcionando sensível melhoria na qualidade do ensino oferecido. Os cursos de graduação utilizam os laboratórios de informática na oferta da disciplina e como apoio ao ensino das demais disciplinas do núcleo básico e profissionalizante e, ainda para treinamento dos alunos em horários diferentes do funcionamento dos cursos. Para isso a Instituição disponibiliza pessoal qualificado para atendimento do discente. A utilização dos laboratórios obedece a uma programação acadêmica das disciplinas, permitindo a revisão e o aprofundamento de conteúdos ministrados em sala de aula. O curso de Administração dispõe de um Laboratório de Estágio Supervisionado onde se encontra a Empresa Junior. Uma sala com microcomputadores com acesso a Internet para pesquisas e para formatação de relatórios, sala de reuniões e todo equipamento de mídia necessário.

O Programa de Monitoria possibilita melhores condições de aprendizado discente e a formação de novos professores, bem como o acompanhamento e o controle dos Projetos de Monitoria desenvolvidos por monitor. Para se candidatar a monitoria da FAI, o acadêmico precisa ter cursado pelo menos dois semestres. A cada semestre, há o processo seletivo para definição de monitores:

• O discente já deve ter cursado a disciplina para a qual se candidata como monitor;
• Avaliação escrita sobre conteúdo da disciplina para qual se candidata como monitor;
• Disponibilidade de horário para acompanhar ou auxiliar professor;
• Disponibilidade de horário para atendimento aos alunos da disciplinar para qual se candidata como monitor.

A monitoria é desenvolvida em duas modalidades: com bolsa ou voluntária. Os discentes monitores recebem orientação dos professores responsáveis pelas disciplinas.



O curso de Administração promove:
• Semana Pedagógico-Científica onde são realizadas diversas atividades como palestras, workshops, minicursos, exposições, documentários e premiações;
• Semana Universitária– estruturada pelos próprios alunos sob a orientação dos professores das disciplinas sendo que há todo um trabalho in loco, seguido por uma análise estratégica em forma de consultoria prestada para as Empresas.
• Desfile de moda em parceira com os Comerciantes e Empreendedores do setor.
• Cursos de Extensão que trabalham a interdisciplinaridade.

Almir Ferraz de Oliveira
Mestre
Alzino Furtado de Mendonça
Doutor
Fernanda Alves da Silva Oliveira
Mestre
Fernanda de Souza Pedrosa
Especialista
João Denes Ferraz
Especialista
Leonan Tome Rodrigues Siqueira
Especialista
Sandra de Sousa
Especialista
Wilson Luiz da Silva
Especialista