Duração: 4 Anos: 08 Semestres
Turno: Noturno
Modalidade: Licenciatura
O diferencial da faculdade FAI se mantém na valorização do ser enquanto pessoa.
Carregado de sentimentos e de emoções; e não simplesmente um discente receptor de informações científicas. Formando pedagogos e pedagogas aptas para exercerem suas funções e lidarem com o outro como sugere a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação) em seu Art. 29.
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI foi criado como uma proposta de contribuir para uma formação inovadora e fundamentalmente contemporânea de profissionais da área do setor. O Projeto Pedagógico do Curso – PPC do Curso de Pedagogia pretende, a partir da realidade na qual o curso será inserido e diante do perfil do ingressante, apresentar os instrumentos e ações necessárias para a formação do Pedagogo, tendo como objetivo formar profissionais com visão generalista, ética, humanista, crítica e reflexiva considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais no atendimento às demandas da sociedade. O perfil de formação do curso de Pedagogia proposto pela FAI é resultado das análises propostas pela demanda da sociedade de nossa região, da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área e do perfil do egresso, visando assim integrar conhecimentos fundamentais ao Pedagogo; abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica; analisar e resolver problemas; aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades; ter prontidão tecnológica e pensamento computacional; gerenciar recursos; comunicar-se de forma eficaz; e, aprender de forma autônoma.(Download)
O trabalho monográfico, realizado nos 7º e 8º períodos, deverá oferecer condições de elaboração de síntese do curso da Pedagogia, permitindo aos alunos incursões mais profundas nos campos de estudo escolhidos. O estudante deve se orientar pelos eixos temáticos e pela compreensão da função social do professor, das necessidades da escola, das exigências dos novos paradigmas educacionais e das inovações criativas construídas sistemática e cientificamente.
No curso de Pedagogia o TCC organiza-se em dois momentos:
O estágio pode ocorrer em duas modalidades distintas: o não obrigatório e o curricular supervisionado. Ambas são espaços de estudo, pesquisa e construção do conhecimento no que diz respeito à teoria e à prática na educação infantil e no Ensino Fundamental. No curso de Pedagogia da FACULDADE ITAPURANGA-FAI o estágio é campo de produção do saber e do fazer dos estagiários e dever se constituir em: Na primeira etapa, o Estágio Supervisionado se divide em observação, regência e secretaria na Educação Básica (Jardim I 5º Período e II 6º Período), totalizando uma carga-horária de 150 horas para curso.
Na segunda etapa, o Estágio Supervisionado se divide em observação, regência e secretaria no Ensino Fundamental (III 7º Período e IV 8º Período ), totalizando uma carga-horária de 150 horas para o Curso.
Atualmente a Faculdade Itapuranga dispõe de um amplo e arejado laboratório de Informática para que os alunos possam desenvolverem prática de conteúdos de algumas disciplinas do curso como por exemplo Prática e Pesquisa, Tcc e outros. Além de oferecermos e disponibilizarmos uma brinquedoteca que atende os requisitos pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
O Programa de Monitoria possibilita melhores condições de aprendizado discente e a formação de novos professores, bem como o acompanhamento e o controle dos Projetos de Monitoria desenvolvidos por monitor. Para se candidatar a monitoria da FAI, o acadêmico precisa ter cursado pelo menos dois semestres. A cada semestre, há o processo seletivo para definição de monitores:
A monitoria é desenvolvida em duas modalidades: com bolsa ou voluntária. Os discentes monitores recebem orientação dos professores responsáveis pelas disciplinas. Lista de Periódicos e Indexadores para o Curso de Pedagogia
1. Periódicos (acesso gratuito):
Cadernos da Pedagogia – UFSCAR
Associação Brasileira de Psicopedagogia
Centro de Referência Paulo Freire
Revista Lusófona de Educação –
Fundação Victor Civita
Linguagens, Educação e Sociedade
Revista Linha Direta
Profissão Mestre
Revista Científica (UFPA)
Publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Revista Educação & Realidade (UFRGS)
Revista Diversidade & Educação
Revista de Educação Ambiental
Revista Momento - Diálogos em Educação
Revista Didática Sistêmica
Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Revista da Faculdade de Educação da USP
Revista Motrivivência
Revista Organizações & Sociedade-O&S
2. Indexadores:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania
Portal de Periódicos da Capes
Plataforma Sucupira – Qualis
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Plataforma de Periódicos da UFRGS
Associação Brasileira de Editores Científicos
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas
Cadernos CEDES: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Ciência e Cultura: Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (acesso gratuito)
Educação e Sociedade: Centro de Estudos Educação e Sociedade-Cedes
SciELO - ScientificElectronic Library Online
Educ@ - Periódicos online de Educação (Fundação Carlos Chagas - com metodologia SciELO)
Bibliografia Brasileira em Educação. INEP/MEC
Portal Revistas no SEER – IBICT
DOMÍNIO PUBLICO: Biblioteca Digital ,desenvolvida pelo software livre. Acesso aos livros em formato digital
INEP (BIBLIOTECA VIRTUAL)-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Correio da UNESCO
1. Periódicos (acesso gratuito):
Revista Brasileira de DireitoO curso de Pedagogia promove: