Pedagogia

Portaria Nº 917, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 DOU 28/10/2018 – SEÇÃO 1 – PÁGINA 190.

Duração: 4 Anos: 08 Semestres

Turno: Noturno

Modalidade: Licenciatura

O Curso de Pedagogia da Faculdade Itapuranga direcionará sua prática pedagógica dentro de um conjunto de conhecimentos, voltados para a formação do profissional atuante em todos os setores onde esteja presente a atividade educacional. A competência teórico-científica e tecnológica, voltada à docência, à cidadania e à compreensão do papel do pedagogo na formação da criança e adolescente, bem como o conhecimento das bases educacionais seja um referencial do licenciado em Pedagogia.

Matriz curricular de Pedagogia - (download)

O diferencial da faculdade FAI se mantém na valorização do ser enquanto pessoa.
Carregado de sentimentos e de emoções; e não simplesmente um discente receptor de informações científicas. Formando pedagogos e pedagogas aptas para exercerem suas funções e lidarem com o outro como sugere a LDB(Lei de Diretrizes e Bases da Educação) em seu Art. 29.

Formar professoras e professores que possam ser agentes transformadores em espaços escolares e não-escolares com competência, responsabilidade, ética e consciência da necessidade do exercício de cidadania diante das organizações que representam e a sociedade em geral, na região Centro-Oeste e especificamente no município de Itapuranga e entorno.
Além de atuar em coordenações ou gestão escolar de maneira ativa e condizente ao papel do pedagogo em sua totalidade.

Os profissionais da Pedagogia desenvolvem atividades de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos. Também atuam em assessorias e em planejamento. Estão presentes nas redes de ensino federal, estadual, municipal e particular, em representações ou Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Existem ainda espaços formais e não formais de educação para a atuação do pedagogo, como pedagogia hospitalar, área cultural e ambiental, gestão de recursos humanos, área de lazer e desporto, área bancária, organizações não governamentais, assessoria e consultoria pedagógica, área de comunicação, movimentos sociais, entre outros.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI foi criado como uma proposta de contribuir para uma formação inovadora e fundamentalmente contemporânea de profissionais da área do setor. O Projeto Pedagógico do Curso – PPC do Curso de Pedagogia pretende, a partir da realidade na qual o curso será inserido e diante do perfil do ingressante, apresentar os instrumentos e ações necessárias para a formação do Pedagogo, tendo como objetivo formar profissionais com visão generalista, ética, humanista, crítica e reflexiva considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais no atendimento às demandas da sociedade. O perfil de formação do curso de Pedagogia proposto pela FAI é resultado das análises propostas pela demanda da sociedade de nossa região, da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área e do perfil do egresso, visando assim integrar conhecimentos fundamentais ao Pedagogo; abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica; analisar e resolver problemas; aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades; ter prontidão tecnológica e pensamento computacional; gerenciar recursos; comunicar-se de forma eficaz; e, aprender de forma autônoma.
(Download)

De acordo com as normas internas de avaliação, que estabelece o sistema de avaliação da Faculdade Itapuranga - FAI, ao longo do semestre letivo, o aluno será avaliado pela sua frequência (mínimo de 75%) e aproveitamento, expresso em notas de 0 a 10 (zero a dez). O aproveitamento do aluno é verificado por meio das avaliações denominadas N1, N2 e N3. As notas de N1 e N2 são compostas por avaliações formais, de caráter documental, realizadas individualmente, valendo 80% da nota, e por avaliações processuais, valendo 20% da nota. As notas de N3 são definidas, unicamente, por uma prova escrita, com valor igual a 10 (dez). A avaliação processual consistirá da participação do aluno em atividades propostas ao longo do semestre letivo.

O trabalho monográfico, realizado nos 7º e 8º períodos, deverá oferecer condições de elaboração de síntese do curso da Pedagogia, permitindo aos alunos incursões mais profundas nos campos de estudo escolhidos. O estudante deve se orientar pelos eixos temáticos e pela compreensão da função social do professor, das necessidades da escola, das exigências dos novos paradigmas educacionais e das inovações criativas construídas sistemática e cientificamente.

No curso de Pedagogia o TCC organiza-se em dois momentos:

  • Na monografia I, o orientando e orientador constroem um projeto de estudo e pesquisa para ser aprofundado na próxima etapa;
  • Já na monografia II, o acadêmico aprofunda, com base em pesquisas bibliográficas ou de campo, a construção da monografia. Ao final do trabalho, os acadêmicos do curso fazem defesa pública do trabalho, que é avaliado por uma banca de professores.

O estágio pode ocorrer em duas modalidades distintas: o não obrigatório e o curricular supervisionado. Ambas são espaços de estudo, pesquisa e construção do conhecimento no que diz respeito à teoria e à prática na educação infantil e no Ensino Fundamental. No curso de Pedagogia da FACULDADE ITAPURANGA-FAI o estágio é campo de produção do saber e do fazer dos estagiários e dever se constituir em: Na primeira etapa, o Estágio Supervisionado se divide em observação, regência e secretaria na Educação Básica (Jardim I 5º Período e II 6º Período), totalizando uma carga-horária de 150 horas para curso.

Na segunda etapa, o Estágio Supervisionado se divide em observação, regência e secretaria no Ensino Fundamental (III 7º Período e IV 8º Período ), totalizando uma carga-horária de 150 horas para o Curso.

Atualmente a Faculdade Itapuranga dispõe de um amplo e arejado laboratório de Informática para que os alunos possam desenvolverem prática de conteúdos de algumas disciplinas do curso como por exemplo Prática e Pesquisa, Tcc e outros. Além de oferecermos e disponibilizarmos uma brinquedoteca que atende os requisitos pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O Programa de Monitoria possibilita melhores condições de aprendizado discente e a formação de novos professores, bem como o acompanhamento e o controle dos Projetos de Monitoria desenvolvidos por monitor. Para se candidatar a monitoria da FAI, o acadêmico precisa ter cursado pelo menos dois semestres. A cada semestre, há o processo seletivo para definição de monitores:

  • O discente já deve ter cursado a disciplina para a qual se candidata como monitor;
  • Avaliação escrita sobre conteúdo da disciplina para qual se candidata como monitor;
  • Disponibilidade de horário para acompanhar ou auxiliar professor;
  • Disponibilidade de horário para atendimento aos alunos da disciplinar para qual se candidata como monitor.

 A monitoria é desenvolvida em duas modalidades: com bolsa ou voluntária. Os discentes monitores recebem orientação dos professores responsáveis pelas disciplinas. Lista de Periódicos e Indexadores para o Curso de Pedagogia

1. Periódicos (acesso gratuito):
Cadernos da Pedagogia – UFSCAR
Associação Brasileira de Psicopedagogia
Centro de Referência Paulo Freire
Revista Lusófona de Educação –
Fundação Victor Civita
Linguagens, Educação e Sociedade
Revista Linha Direta
Profissão Mestre
Revista Científica (UFPA)
Publicações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Revista Educação & Realidade (UFRGS)
Revista Diversidade & Educação
Revista de Educação Ambiental
Revista Momento - Diálogos em Educação
Revista Didática Sistêmica
Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
Revista da Faculdade de Educação da USP
Revista Motrivivência
Revista Organizações & Sociedade-O&S
2. Indexadores:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania
Portal de Periódicos da Capes
Plataforma Sucupira – Qualis
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Plataforma de Periódicos da UFRGS
Associação Brasileira de Editores Científicos
Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas
Cadernos CEDES: Centro de Estudos Educação e Sociedade
Ciência e Cultura: Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (acesso gratuito)
Educação e Sociedade: Centro de Estudos Educação e Sociedade-Cedes
SciELO - ScientificElectronic Library Online
Educ@ - Periódicos online de Educação (Fundação Carlos Chagas - com metodologia SciELO)
Bibliografia Brasileira em Educação. INEP/MEC
Portal Revistas no SEER – IBICT
DOMÍNIO PUBLICO: Biblioteca Digital ,desenvolvida pelo software livre. Acesso aos livros em formato digital
INEP (BIBLIOTECA VIRTUAL)-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Correio da UNESCO

1. Periódicos (acesso gratuito):

Revista Brasileira de Direito

Revista Brasileira de Políticas Públicas

Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 9UFRGS

Revista científica Scientia Iuris do programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina

Revista da Faculdade de Direito UFPR

Revista da Procuradoria-geral do Banco Central

REVISTA DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA RT

Revista de Direito Internacional (Brazilian Journal of International Law) do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB)

Revista de Direitos Culturais do Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado da URI - Campus de Santo Ângelo - RS

Revista de Estudos Jurídicos do Programa de Pós-Graduação em direito da UNESP

Revista Direito da Universidade de Brasília

Revista Direito e Liberdade (RDL) da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte:

Revista Direito em Debate do departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijui

Revista Direito Público do Instituto Brasiliense de Direito Público

Revista Direitos Humanos e Democracia do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí - Mestrado em Direitos Humanos

Revista do Direito do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC):

Revista do Instituto Humanista da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Revista Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL] da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Joaçaba: Editora Unoesc

Revista Sociais e Humanas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (CCSH-UFSM)

O curso de Pedagogia promove:

  • • Semana Universitária - onde são realizadas diversas atividades como palestras, workshops, minicursos, exposições, documentários e premiações;
  • Semana Empreendedora – estruturada pelos próprios alunos sob a orientação dos professores das disciplinas sendo que há todo um trabalho in loco, seguido por uma análise estratégica em forma de consultoria prestada para as Empresas.
  • Projetos: Programa de Aulas Transdisciplinares e Interdisciplinares dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (PATICAP) ; • Cursos de Extensão que trabalham a interdisciplinaridade;
  • Projeto Contação de Estórias: Tem a finalidade de aproximar os acadêmicos de maneira social, intelectual e humana ao público da terceira idade e os adultos especiais da APAE de nossa cidade.
  • Grupo de teatro encantar: O projeto encantar surgiu através de inúmeros convites da rede municipal de ensino, Casa da Melhor idade do Municipio, Biblioteca Municipal, APAE... ao curso de licenciatura plena em Pedagogia da Faculdade Itapuranga para apresentações teatrais envolvendo datas comemorativas, mensagens de sensibilização com os cuidados direcionados ao Meio Ambiente.
  • Projeto de extensão café com pedagogia: Promover a integralização do corpo discente do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Itapuranga em comemoração ao dia 20 de maio com apresentações Artísticas, Literárias e Pedagógicas Professores, motivando – os a expressarem seus dons e talentos como futuros professores levando em consideração que os conhecimentos adquiridos com a participação nesse evento é de suma importância para formação do pedagogo.

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